-
Arquitetos: Articulated Design Initiative (ADI)
- Área: 110 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Vaibhav Kapdi Photography
-
Fabricantes: Mangalore, Mitsubishi, TATA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na região rural nos arredores de Ratnagiri, Índia, o objetivo deste projeto era criar uma casa ancestral que se mesclasse ao entorno tranquilo de Lanja. A ideia era construir um lugar que revivesse a nostalgia da infância. Um aspecto crucial do projeto era que ele precisava ser econômico. A casa, com uma área total construída de 100 metros quadrados, foi viabilizada com um orçamento abaixo. Elevada acima do solo, ela proporciona um ponto de vista que emoldura a exuberante vegetação externa.
Sua fundação de pedra ajudou a reduzir os danos ao solo vermelho fértil. Além disso, a casa capitaliza materiais regionais disponíveis localmente e, mais importante, utiliza materiais familiares aos habitantes da área e mais adequados às condições climáticas extremas do local. A pedra, disponível localmente a até 10 km do local da construção, foi predominantemente utilizada nas paredes. Vigas de concreto armado foram incorporadas para as vergas que sustentam a cobertura de aço carbono e as telhas de Mangalore.
A casa tem uma orientação leste-oeste. A entrada principal leva o visitante a uma espaçosa sala de estar, com janelas altas ao longo do lado leste que proporcionam abundante luz solar da manhã. Grandes aberturas em ambientes de pés-direitos altos permitem ventilação cruzada e fazem a casa parecer espaçosa.
A implementação contemporânea de materiais tradicionais destaca a simplicidade da casa. O acabamento aparente da pedra cria um pano de fundo natural e, em termos de sustentabilidade, nem mesmo uma única árvore no local foi cortada ou modificada. Essa expressão arquitetônica é mantida em todos os detalhes internos também. Combinar móveis de madeira obtidos localmente, elementos de mobiliário moderno e obras de arte selecionadas também é uma característica importante neste projeto.